quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Não conte a ninguém

         
         Editora: Arqueiro

         Autor: Harlan Coben 

         Sinopse: "Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter siso enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?"


Eu sou uma romântica incorrigível, mas odeio histórias perfeitinhas de mais. Odeio ler e conseguir prever o final da história. Gosto de tragédias, gosto de sofrimentos e eu sei que isso é estranho e às vezes contradiz o que eu falo de romantismo, mas observo o amor de uma forma diferente e tudo que é perfeito é desconfiável. Talvez isso não tenha nada a ver com a resenha de hoje, mas quando eu começo a escrever, escrevo e conforme vou construindo vou organizando minhas ideias e voltando ao foco.

Uau... Foi à primeira coisa que eu disse quando fechei a última página do livro. Harlan Coben, é o cara. Simples assim!
Não conte a ninguém, foi o primeiro de todos os livros que eu quero ler desse homem.
Contado através de uma narrativa intercalada, aos poucos vamos tendo uma visão completa do livro. Temos uma visão de cada personagem diante de determinada situação. Entendemos o livro a partir de histórias simultâneas que se desembocam sempre no mesmo personagem, Dr. David Beck.
Imaginem uma história cheia de reviravoltas e tretas das grandes... Imaginaram? Pois bem, imaginaram pouco. Esse livro ultrapassa o óbvio. Não sei se foi só comigo, mas eu tive que ler as duas últimas páginas três vezes para ter certeza se eu tinha entendido o final.
Um sentimento que reinou dentro de mim foi o ódio, mas passou quando eu descobri o que de fato tinha acontecido. Eu senti ódio por certa personagem feminina, que eu não vou citar nome se não rola spoiler.
Vi e ouvi alguns comentários, aos quais, comparavam “Não conte a ninguém” com o livro “Garota exemplar”. Não li o livro, mas assisti o filme e talvez, muito talvez, alguns pontos ou outros podem ser usados como referências, mas são tão poucos que nem faz diferença. Os momentos odiosos que eu tive em relação a Elizabeth - Não conte a ninguém -, não chega aos pés do ódio que eu senti pela personagem “Amy” de Garota exemplar.

O livro, como eu falei, foge do óbvio. Tudo acontece e quando você acha que finalmente as respostas vão aparecer, tudo se complica ainda a mais. Mas o mais importante é que com todas as confusões e mortes do livro, aos poucos você vai percebendo algumas lições como: 
* Ás vezes as pessoas que você menos espera são as que estarão ao seu lado;
* Nunca confie em ninguém de olhos fechados - você pode passar anos com uma pessoa e ainda sim não a conhecerá por completa;
* Quando você ama alguém, você pode ser capaz de fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo.
Sejamos mais como o Dr. Back, acredite. Acredite hoje, amanhã e depois de amanhã. Não perca as esperanças nunca e a qualquer sinal de luz no fim do túnel, vá de encontro a ela. Acredite no que você quer de fato acreditar e independente de qualquer coisa, não desista.
Logicamente que ficção é ficção, mas uma coisa que eu aprendi com esse livro é falar a verdade. Segredos podem ser a ruína de uma pessoa. Não importa o tamanho, dependendo da situação uma pequena gota no oceano pode ser um tsunami na praia de alguém. Assim como aquele ditado “a verdade um dia sempre aparece”, mesmo que demore, ela aparece sim e trás consigo as consequências do tempo que passou escondida.

Fui fazer uma pesquisa mais apura e mais uma vez o filme Garota Exemplar surgiu entre os resultados. Em 2006 foi lançado o filme Ne le dis à personne, ele é uma adaptação francesa do livro “Não conte a ninguém” lançado pelo Harlan em 2001. Não consegui assistir ainda, mas pelo Trailer não tenho dúvidas de que é o nosso queridinho. Mas voltando para o Garota Exemplar, algumas pessoas devem estar surtando e esquecendo que antes dele ser um filme, ele era um livro. Entre os comentários encontrei várias pessoas falando que o Garota Exemplar seria uma refilmagem de Não conte a ninguém. Pelo amor… Existe uma imensa diferente entre as duas histórias. São dois livros de grande sucesso que viraram filmes e não tem nenhuma relação um com o outro, beleza?!



Um comentário:

  1. Fiquei super curiosa com esse livro e já quero ler. Adoro romance e concordo com você, não gosto de histórias perfeitas e de prever o final, por isso amo os livros da Collen Hoover, pois tem tudo isso na medida certa.
    Parabéns, adorei a resenha!

    ResponderExcluir