domingo, 3 de janeiro de 2016

Um mais um




Editora: Intrínseca

Autora: Jojo Moyes

Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.


      Senhor Deus, abençoe esta autora maravilhosa chamada Jojo, para que ela possa continuar escrevendo coisas incrivelmente lindas para nós.

      Olá galera linda, essa é a nossa primeira resenha do ano e eu estou muito feliz. Um mais um, foi o livro que eu tive o grande prazer de encerrar 2015. Confesso que tenho um amor muito particular pela Jojo, pelo fato dela ser autora do meu livro favorito, Como eu era antes de você. Nunca falei dele aqui porque o li há bastante tempo e guardei todo o meu amor e emoção por ele dentro de mim, mas quem sabe um dia, eu posto uma declaração de amo a ele por aqui.

      Vocês devem estar achando que só porque eu sou de humanas, devo ter feito os cálculos errados, mas podem ter certeza, se tratando desse livro nada é como deveria ser, se é que algo deveria ser alguma coisa. Não entenderam? Acho que eu também não, mas não existe regras quando o assunto é sentimentos.  

      Confesso que quando comecei o livro, pensei que fosse morrer em emoções ou alguma morte muito chocante aconteceria até o final do livro, mas graças ao meu bom Deus, isso não aconteceu, pelo contrário, ri do início ao fim.

      Imaginem um livro leve, fofo, fácil, divertido e instigante, pois bem, Um mais um é tudo isso e muito mais. Quando você começa, fica impossível de para.

      Eu amo humor e o livro é abarrotado disso e talvez, talvez não, com certeza essa é a sacada do livro.

      Uma coisa que eu preciso também aplaudir e chamar muita atenção é para a parte que eu fico imensamente feliz em como a autora colocou a figura feminina no livro. Eu apoio sempre a luta das mulheres, sou uma e não poderia ser diferente e a Jojo vem e coloca uma personagem de 27 anos, chefe de família, mãe solteira, que ainda cria o filho de outro casamente do ex. Que trabalha de Sol a Sol, que dar o seu melhor, que abdica da própria vaidade e que mesmo tento uma vida de “merda”, não desiste dela, não deixa o sorriso sair do rosto e possuí um otimismo, quase, inabalável.


      O livro tem uma narrativa muito interessante. Existe um narrador, que transita entre os personagens, ou seja, a cada capítulo o narrador narra à história da perspectiva de um personagem.

      Durante o livro, tantas coisas acontecem que a história parece durar um tempo bem maior do que realmente dura. O grande desenrolar, os encontros e desencontros, as traições e descobertas, as mentiras, as verdades, as paixões, as libertações, os autoconhecimentos, as amizades, os amores, os sentimentos mais profundos, acontecem durante a viagem, tudo que vem depois dele e ai sim o tempo passa, são as consequências das coisas que aconteceram ao longo dela.


      Duas coisas das quais eu também adoraria chamar a atenção é que, não sei se foi somente eu, mas o livro me lembrou a grande confusão que é o filme “”A Pequena Miss Sunshine” e a segunda coisa é que inevitavelmente, você se pega pensando em muitas coisas a respeito de família, dinheiro, amigos, a força da mulher, valores, crianças, o diferente e muitos outras coisas que aparecem sutilmente no livro. 

“Foi a mãe de Ed que uma vez lhe dissera que os verdadeiros amigos eram aqueles com quem a gente podia sempre retomar a conversa do ponto em que havia parado, mesmo depois de uma semana ou dois anos...” - Capítulo 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário