domingo, 15 de novembro de 2015

O segredo do meu marido


Editora: Intrínseca


Autora: Liane Moriarty

Sinopse: Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo — algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...
Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia — ou uma à outra —, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.

     EU AMO LIVROS COM CARTAS... Não sei qual é o meu problema, mas sempre que eu vejo um livro com cartas, minha curiosidade fica a mil e eu necessito ler. Gosto tanto dessa temática que introduzi nos que eu escrevo. Gosto da ideia de ainda conversarmos ou expressarmos nossos sentimentos, medos, desejos através do papel, acho que fica mais real, não sei, pode ser viagem minha.
     O SEGREDO DO MEU MARIDO chegou até mim depois de uma mega promoção da saraiva. Já falei que eu amo promoções de livros? Não, então estou falando agora. Rs’ Comecei a lê-lo assim que chegou e de um modo geral o livro é muito bom. Se tivesse que dar uma nota de 0 à 5 para ele, seria 4, não pelo início, mas sim pelo final. 
     O grande problema dele, no meu ponto de vista, é que tem um início muito enfadonho, chega ser estressante. Pois você lê páginas e páginas e nada acontece de fato. No início fiquei um pouco perdida, porque o livro conta a história de três núcleos familiares diferentes que aparentemente não tem nada haver, porém conforme você vai lendo, vai notando que aos poucos vai acontecendo uma conexão com os personagens, uma conexão muito natural. Quando o livro chega à metade, SÓ NA METADE, você vai começando a tomar gosto pela leitura, e começa a querer ler mais e mais, até chegar ao ponto que você não consegue mais parar de ler. Os acontecimentos vão te consumindo e você vai tentando entender porque certas coisas aconteceram e porque determinadas pessoas fizeram o que fizeram.
     Confesso que chorei com o final, eu tive um envolvimento muito grande com ele. O final é surpreendente, na verdade, eu nunca li um livro com tantas reviravoltas.
     Para vocês terem uma ideia do tamanho do meu envolvimento com a história, eu passei longas noites indagando sobre muitos conceitos e questões que o livro levanta. Involuntariamente, você começa a se perguntar sobre coisas que aparentemente são muito naturais. Comecei a pensar muito mais em como o amor verdadeiro pode transformar as pessoas, ao mesmo tempo em que você pode se afundar em uma depressão sem fim, você pode se levantar e pelo menos tentar dar a volta por cima. Como o amor materno e paterno pode mudar uma pessoa, pelos filhos os pais são capazes de tudo, até mesmo de abrir mão de sua busca pela felicidade como no caso da Tess ou "perdoar" o que talvez pudesse ser imperdoável como no caso da Rachel.
     Outra coisa que o livro trás é que, não importa quanto tempo passe, os seus erros cometidos no passado sempre vão te perseguir, a sua culpa sempre estará ao seu lado e infelizmente quem pode pagar o preço são as pessoas que você mais ama.
     A imagem da confiança imaculada também é abordada no livro, aquela pessoa que você mais confia, que sempre esteve ao seu lado, que você se dedicou 100%, cresceu juntas, que nutrem aquele amor incondicional - não falo como um casal, mas como amigos, irmãos, almas gêmeas - essa pessoas pode ser aquela que vai fazer você sofrer e se perguntar "onde foi que eu errei?". Da noite para o dia sua vida vai mudar por completa e vai fazer você pensar sobre coisas que antes você não pensava, pois, achava que estava indo tudo muito bem, mas mesmo que você esteja muito magoada vai perceber que de alguma forma isso foi bom, vai te ajudar a se conhecer melhor, a experimentar coisas novas e embarcar em uma viagem no desconhecido, na tentativa de descobrir quem você realmente é. Até chegar à conclusão de que depois que você tem filhos, não existe mais pensar só em si mesmo.
      O epílogo é uma parte fantástica do livro, ele fala como o destino e suas escolhas podem determinar sua vida e faz você analisar aquele maravilhosa expressão que persegue muita gente "e se?", e se eu tivesse feito isso? E se eu tivesse tomado essa atitude? E se eu tivesse me arriscado mais? E se eu tentasse algo novo? E se eu largasse tudo e fosse atrás da minha felicidade? E se isso aqui, não fosse suficiente para mim? Sempre haverá coisas que você jamais saberá o que aconteceria se tivesse tido determinada atitude. O arrependimento, o perdão, o amor, o segredo, a fidelidade, a confiança, o passado, o presente e o futuro, tudo isso e mais um pouco você encontra no livro. Se me perguntarem se eu indico essa leitura, não me cansaria de dizer sim, sim e sim. Pelo final, vale muito a pena, passar pelo início parado. 

 "Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre..." (pág. 364). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário